Dicas

Minha menstruação veio 2 dias e parou, estou grávida?

Entenda por que sua menstruação pode acabar antes do tempo e se isso pode significar uma possível gestação

Minha menstruação veio 2 dias e parou: o que isso significa? Você, provavelmente já se fez essa pergunta ou conhece alguém que tem a mesma dúvida. Tendo isso em mente, decidimos fazer um texto completo relacionado ao tema. Então, não perca tempo e siga com a leitura do artigo.

Minha menstruação veio 2 dias e parou, e agora?

O tempo médio da menstruação varia de 3 a 8 dias. Além disso, nesse período, o fluxo pode vir fraco, médio ou intenso. No entanto, quando a situação não segue essa regra, a ansiedade logo surge nas mulheres.

Em geral, a menstruação dura entre 3 e 8 dias, tendo um fluxo fraco, médio ou intenso. Sendo assim, quando ela chega e acaba de forma muito rápida, o sinal de alerta aparece na cabeça das mulheres.

Afinal de contas, um ciclo muito rápido e até mesmo fraco acaba fazendo com que muitas pessoas o confundam com o que é chamado de sangramento de nidação.

Sangramento de nidação

Esta situação ocorre quando há pingos de sangue muito sutis na calcinha e pode indicar a fixação do embrião na parede do útero. Contudo, a nidação ocorre para apenas 20% das mulheres e, na maior parte dos casos, nem é notada.

O motivo é que o sangue, quando aparece, é muito discreto, apenas umas gotas. Ou seja, não se forma nenhum tipo de fluxo, seja ele intenso ou fraco.

Minha menstruação veio 2 dias e parou: entenda o que ocorre

Para entender porque a menstruação pode ocorrer de forma irregular, você deve entender como funciona o ciclo reprodutório. De maneira simples, ele está associado a alterações hormonais, o que se reflete na quantidade do sangramento e duração do mesmo.

O ciclo menstrual é afetado, basicamente, pelas taxas de estrógeno e progesterona. Quando esta última cai, a camada do endométrio começa a se desfazer, ocasionando o sangramento mensal.

Entretanto, questões relacionadas a estresse, doenças, alimentação e atividades físicas podem interferir nas taxas hormonais mencionadas. Consequentemente, ocorrem mudanças no modo como a menstruação se apresenta.

Em algumas mulheres, por exemplo, os níveis de progesterona diminuem de forma mais lenta. Isso pode ocasionar desbalanço no fluxo, tornando-o mais curto.

Caso você esteja muito preocupada com a questão da gravidez, o mais indicado para ficar tranquila é fazer um teste de farmácia. Ele lhe dará uma resposta direta e segura sobre a situação.

Como regular a menstruação?

Caso o seu ciclo menstrual seja muito instável, o ideal e procurar um médico. Ele irá observar a sua saúde e poderá receitar alguns medicamentos que ajudem a tornar esse processo regular. Isso, com certeza, vai evitar que você fique sempre ansiosa pensando em uma possível gravidez.

No entanto, também existem opções naturais que ajudam a regular a menstruação, como os chás. Os principais ingrediente para preparar as infusões são:

  • arruda;
  • inhame;
  • canela;
  • salsa.

O ideal é tomá-los uma vez por dia, de modo recorrente.

Bem, esperamos que este artigo tenha ajuda a esclarecer suas principais dúvidas. Afinal, agora você já sabe que os hormônios são os grandes responsáveis pelo sangramento curto. Além disso, as chances desse evento estar relacionado com uma gravidez são extremamente baixas.

Conhece alguém que vai se interessar por este artigo? Compartilhe com ela nas redes sociais!

Botão Voltar ao topo